Modelos de Portas de Madeira

  • por

Modelos de Portas de Madeira – As portas de madeira são esquadrias de madeira que evoluíram muito ao longo das décadas, seja em qualidade, em versatilidade, em modelos. O advento de novas tecnologias, a utilização de novas madeiras e a criação de novos mecanismos de abertura que solucionam problemas contemporâneos contribuíram bastante para que essa evolução acontecesse e as portas de madeira continuassem tão importantes no setor de construção civil ainda nos dias de hoje. Por isso, vamos mostrar os diferentes modelos de portas de madeira neste artigo e explicar um pouco mais sobre eles.

Porta de Giro ou Porta de Abrir – Modelos de Portas de Madeira

Esse está entre os modelos de portas de madeira mais comuns. As portas de giro, ou portas de abrir, são as mais tradicionais que costumamos ver nas residências e ambientes corporativos, com um jogo de três dobradiças colocadas em uma das laterais. Seu eixo de abertura é lateral, de modo que a porta se abre dando completa passagem do vão de abertura. Esse modelo pode ser usado em qualquer ambiente da casa, não havendo contra-recomendações. 

Porta Pivotante – Modelos de Portas de Madeira

As portas pivotantes são modelos de portas de madeira que tem ganhado muita popularidade nos últimos anos, principalmente quando colocava nas portas principais da casa, de entrada, por exemplo. Seu sistema trata-se de pivôs instalados nas partes superior e inferior da porta de modo que o seu eixo de abertura seja vertical e dentro do próprio vão, economizando espaço no ambiente. Aqui existe um tamanho mínimo para a utilização desse sistema, visto que a porta perde cerca de 10cm da sua largura. Portanto, para uma porta pivotante, necessita que tenha, pelo menos, 92cm de largura.

Porta de Correr – Modelos de Portas de Madeira

A porta de correr é outro dos modelos de portas de madeira que tem ganhado muito espaço nos últimos anos, sobretudo pela economia de espaço que fornece. Com a verticalização das cidades e os espaços residenciais cada vez menores em função disso, os itens e esquadrias que valorizem o espaço tendem a se popularizar. Com um kit composto por trilho, roldanas, pino guia e um baguete, a porta de correr desloca-se na horizontal fornecendo máxima economia. Não é muito indicada para portas de entrada por questões de segurança, mas pode ser colocada nos ambientes internos sem problema algum.

Porta Camarão – Modelos de Portas de Madeira

A porta camarão é um modelo de porta que também é fruto dessa nova tendência de economizar espaço e ela funciona em circunstâncias parecidas com a porta de correr. No entanto, semelhante a uma sanfona, a porta camarão corre dentro do próprio vão, encolhendo-se em dobraduras. Esse movimento rendeu a ela o nome também de Porta Sanfonada. Pode ser colocada em qualquer ambiente interno também.